terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bate-papo com Sérgio Ramos

Em visita ao Atelier do Arquiteto, que fica no Calçadinho, nº 21, o blog Arte em Viçosa bateu um papo com o arquiteto, artista plástico e design Sérgio Ramos.
Sérgio Ramos é natural de Viçosa e realiza vários trabalhos artísticos com parceiros em Belo Horizonte, Campinas e Goiânia. Atualmente, em Viçosa, está no projeto do site CoEducar, criou a novo logo da TV Viçosa e está em exposição junto com outros artistas viçosenses na Pinacoteca da UFV, com a exposição Qu4dros.


(Sérgio Ramos. Atelier do Arquiteto)


Blog - Qual seu primeiro contato com a arte? Você teve inspirações na infância que despertasse para a arte?
Sérgio - Com oito anos eu já gostava muito de desenhar e meus personagens eram diferentes daqueles feitos de “palitinhos”, eu dava forma aos desenhos; mas minha família não possuía nenhum artista.
Blog - Você estudou artes plásticas?
Sérgio - Estudei Arquitetura e Urbanismo na Pucamp em Campinas, e o curso era voltado para Artes Plásticas, diferente do curso de Arquitetura aqui da UFV. Foi em Campinas que realizei minha primeira exposição, em 1991, e demorei meses para terminar as aquarelas.
Blog - Quais os trabalhos que você realiza? E de quais técnicas artísticas se utiliza?
Sérgio - Eu trabalho com galeria de artes, lojas de presentes, design de móveis, arquitetura, artes plásticas, diagramação visual, ilustração de livros infantis. Gosto muito de trabalhar com acrílico e aquarelas; da arte aplicada, aquela do dia-a-dia, baseada no utilitário.
















Blog - Quais os artistas inspiram suas obras?
Sérgio - Não possuo nenhum artista em específico, me identifico muito com a arte moderna. Na verdade minha base de inspiração vem da literatura e da música, de Goulart de Andrade, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, e música clássica, óperas, Jazz, rock progressivo como Jethro Tull. São os fragmentos que viram obras.
Blog - Como surgiu a idéia da exposição Qu4dros?
Sérgio - A idéia surgiu de um amigo de Brasília, é uma exposição coletiva junto com Oswaldo Santana, José Antônio Sant’anna e Vitor Emanoel, que demorou a se realizar devido a falta de apoio.
Blog - Viçosa é uma cidade carente de eventos culturais que promovam os artistas locais. Quais soluções você acredita que poderiam diminuir essa deficiência?
Sérgio - Deveria ter mais destinação de verbas para eventos, e equipes que saiam as ruas a procura de exposições que pudessem se realizar. As crianças são um público que merece mais atenção, pois elas são os futuros consumidores de arte.

















“Gosto do mundo imaginário, do lúdico, da abstração para construir os objetos do passado, sem saudosismo"

Sérgio Ramos realiza um projeto, há sete anos, com crianças de escolas viçosenses que visitam o Ateliê, adquire contato com as obras, desenham e pintam dentro do Ateliê mesmo. Visitem o Atelier e contempla as obras desse grande artista viçosense.

"A pintura precisa de contemplação"


6 comentários:

  1. Sobre o Blog:
    Muito bom este espaço que valorize a arte e a cultura Viçosente! Lembrando que Viçosa é um hibrido cultural já que aki convivem e vivem pessoas de diversas partes do Brasil e do Mundo. As manifestações artisticas são sempre muito ricas e geralmente pouco valorizadas! Boa sacada!

    ResponderExcluir
  2. Achei ótimo esse blog, devia continuar existindo para a cidade de Viçosa por que legitima os artistas locais e também os artistas flutuantes.
    Gostei da entrevista com o Sérgio Ramos. Eu já tive a oportunidade de conversar com ele e ele é muito talentoso mesmo.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog, muito interessante saber que acontece pouco,mas acontece algo em relação às Artes em Viçosa.

    ResponderExcluir
  4. parabéns é muito interesante saber um pouco sobre o que é arte, e saber como saso os criadores dessas.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes trabalhos... Certamente vou expô-los no meu blog: www.clubegeo.blogspot.com

    Paraabéns!

    Prof.Padilha
    Presidente do Clube Geo

    ResponderExcluir